Quais são os tipos de Isopor®

O EPS Isopor® pode ser utilizado em diversas aplicações, colaborando decisivamente para os segmentos automotivo, de embalagens e da construção civil. Cada utilidade, apresenta necessidades diferentes: seja maleabilidade, isolamento térmico ou acústico, retardação à chama, estabilidade, resistência mecânica ou rigidez. Para cada uma dessas particularidades, há diversos tipos de EPS Isopor®.

Para um melhor entendimento, nós separamos as principais características de cada material.

O EPS Isopor® apresenta dois segmentos: recortados e moldados. Os recortados representam as placas de poliestireno, como as direcionadas para a construção civil; enquanto os moldados são as peças produzidas com o material, como as caixas térmicas, por exemplo.

O primeiro caso (recortados) possui uma densidade mínima de 9kg/m³ e máxima de 35kg/m³; já o segundo (moldados) possibilita densidades que variam de 16,5kg/m³ a 90kg/m³.

No caso dos recortados, encontramos ainda algumas classificações conforme as principais características técnicas, como densidade, capacidade de resistência à temperatura e à pressão, flamabilidade (capacidade de retardar o fogo) e absorção de líquidos.

O T3, com densidade nominal de 13 a14 Kg/m³, é comumente utilizado para a construção de lajes, por exemplo. Enquanto isso, o T6, com densidade de 27,5 Kg/m³, apresenta uma superfície bem resistente, atendendo às necessidades de obras mais robustas ou que demandam maior precisão, como é o caso dos blocos de isopor para geotecnia. Por último, o T7 apresenta uma densidade superior a 30 Kg/m³.

Todos os tipos de EPS Isopor® da classe T (T1 a T7) não são retardadores de chama; para isso existe a classe F (F1 a F7), que segue os mesmos princípios e especificações técnicas, mas com o diferencial de retardar o fogo.

Além de toda essa classificação, há também o tipo C.P: originado do EPS Isopor® triturado (entre 30 e 40%), e integrado com a matéria-prima virgem (entre 60 a 70%).

Agora, é preciso entender que, independentemente de por qual dos tipos de EPS Isopor® você irá optar, é fundamental se atentar quanto à qualidade do produto antes de adquiri-lo.

Está gostando do conteúdo? COMPARTILHE!